Civ Centro de Imagem Veterinária

CIV-20-e1410985380527

A ultrassonografia é um meio diagnóstico muito difundido na medicina veterinária e essencial para a detecção de algumas doenças. Por meio de feixes sonoros de alta frequência não audíveis ao ouvido humano emitidos e depois recebidos pelo aparelho, a imagem é formada em tons de cinza dependendo da densidade das estruturas. É um exame indolor, e não há a necessidade de sedação para o exame na maioria das vezes.

Com o recurso do Doppler, é possível fazer a avaliação detalhada dos fluxos sanguíneos.

Dentre as principais indicações para o exame ultrassonográfico estão o esclarecimento de dor abdominal, aumento de volume abdominal, emagrecimento progressivo, presença de corpos estranhos e processos obstrutivos gastrintestinais, acompanhamento gestacional, entre outras.

Com o auxílio da ultrassonografia também é possível guiar biópsias e punções, deixando esses procedimentos mais seguros para o paciente.

Para a realização do exame ultrassonográfico é importante que o paciente esteja ao menos com 4 horas de jejum alimentar. Não há nenhuma restrição quanto a água e, para uma boa avaliação da bexiga, é importante que a mesma esteja cheia. Então deve-se evitar que o animal urine por pelo menos uma hora antes do exame.

Link para o Preparo para o exame de Ultrassonografia

Centro de Imagem Veterinária. Todos os direitos reservados. 2014.